A maior goleada da história dos Campeonatos Brasileiros aconteceu em 9 de fevereiro de 1983.
Naquela ocasião o Corinthians goleou o Tiradentes do Piauí por 10 a 1 na peleja disputada no Canindé, em jogo válido pela sexta rodada da primeira fase do grupo D.
Corinthians e Tiradentes já tinham se enfrentado naquela edição do campeonato no jogo que acabou com a vitória da equipe piauiense por 2 a 1 em Teresina. A campanha do Corinthians era de 3 vitórias em 4 partidas, e 1 derrota para o Tiradentes.
O Tiradentes vinha de 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, por 4 a 0 para o CSA. Ao final daquela fase o Corinthians acabou em primeiro lugar em seu grupo com 12 pontos em 8 jogos. Foram 6 vitórias e 2 derrotas, com 25 gols marcados e 10 sofridos.
O Tiradentes também se classificou para a fase seguinte ao somar 9 pontos, a partir de 4 vitórias, 1 empate e 3 derrotas. Marcou 11 gols e sofreu 21.
A campanha corintiana naquele ano acabou na terceira fase quando ficou atrás de Flamengo e Goiás em seu grupo. Na frente apenas do Guarani.
Já o Tiradentes foi eliminado na segunda fase, quando somou apenas 1 ponto em 6 jogos disputados no seu grupo do qual faziam parte Palmeiras, Flamengo e Americano.
Eis a ficha técnica da maior goleada da história dos campeonatos brasileiros:
Corinthians 10 x 1 Tiradentes
Data: 9 de fevereiro de 1983
Local: Canindé
Árbitro: Aristóteles Ferreira Campos
Público: 17.821
Gols: Sabará de pênalti para oTiradentes aos 18’, Sócrates aos 24’ e 31’, Biro Biro aos 37’, Sócrates aos 42’e Paulo Egídio aos 44’do primeiro tempo; Ataliba aos 4’, Vladimir aos 8’, Paulo Egídio aos 17’, Sócrates aos 33’ e Vidotti aos 42’do segundo tempo
Corinthians: Solito, Alfinete, Mauro, Daniel González, Vladimir, Paulinho Sócrates, Zenon, depois Eduardo Amorim, Biro Biro, Ataliba, depois Vidotti, e Paulo Egídio. Técnico: Mário Travaglini
Tiradentes: Neto, Valdinar, Baiano. Vagner, Zezé, depois Jeová, Zuega, Sabará, Hélio Rocha, depois Etevaldo, Luís Sérgio, Durval e Janiel. Técnico: Alberino de Paula
Nota-se que o Tiradentes marcou o primeiro gol, isto é, a vitória corintiana foi de virada, consequentemente o goleiro Neto do Tiradentes perdeu a posição de titular para Gilberto após a goleada.
Em tempo, ao longo de toda a história do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Tiradentes já se enfrentaram 4 vezes, com duas vitórias para cada lado.
O zagueiro Daniel González também participou da segunda maior goleada da história dos Campeonatos Brasileiro, no ano seguinte, Vasco da Gama 9 x 0 Tuna Luso.